segunda-feira, 12 de maio de 2008

MY BLUEBERRY NIGHTS


Antes tarde do que nunca: ontem assisti o filme novo do Wong Kar Wai - My Blueberry Nights (Um Beijo Roubado). E vejam que uma coisa me chamou uma grande atenção, um lance técnico que revela muito do filme e, ora se não, da própria vida e das relações humanas: em raríssimas ocasiões os atores eram encarados diretamente pela câmera; havia sempre lá uma vitrine, um letreiro em neon, uma figura desfocada em primeiro plano, uma câmera de segurança que flagrava tudo, o vídeo poker, um aparador, o espelho a refletir a ausência do sorriso em Elisabeth (Norah Jones), os cartões postais, etc... Invariavelmente, o discurso era mediado e filtrado, como que se quisesse dizer que a verdade está sempre por detrás de algo - e a própria verdade da moça refletida nos amargurado personagens que cruzaram o seu caminho. Nem o tal beijo roubado (que só valeu na primeira vez, pois que foi o mais bonito) é um registro de algo seguro: um quase yin yang e, portanto mutável e ambivalente. Essa história de Road Movie é engraçada... essa coisa conheça-te a ti mesmo, sabe? Cuioso como um oriental retratou a idéia, que para mim é claramente ocidental - no filme a história termina onde começa, o fim é o começo e tudo é uma coisa só... a descoberta é um processo incessante e nunca um fim, como tradicionalmente se vê nos filmes deste tipo ou como supunha a nossa vã filosofia... por falar nela, o velho Nietzsche já havia dito uma vez, e não me perguntem onde, que o importante não é chegar, mas simplesmente ir: o Road Life nunca começa ou termina.
Fico devendo esclarecimentos para um post seguinte.

2 comentários:

Anônimo disse...

XARÁ
DEPOIS DE LER O SEU POST, FIQUEI COM VONTADE DE VER O FILME. BELA REFLEXÃO. PARABÉNS.

Anônimo disse...

lu,
não podia ser diferente... cheguei até aqui e me deparo com essa leitura tão bacana sobre um filme que me tocou tanto. ouvi dizer muita bobagem de críticos por aí. que era um filme mediano, que não era wong kar wai e outras tantas... sabe, as críticas são só o final pedante de um agradável beijo roubado que me tomou a atenção. em my blueberry nights, assim como ultimamente penso sobre a vida, o que importa mesmo é o caminho.
o blog está lindo, com pensamentos que me lembram a vida, o universo e o tudo mais. continue escrevendo!
um beijo

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
O próprio indizível